-
Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects
- Área: 8145 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:John J. Macaulay
-
Fabricantes: GE Cosntruction Sealants, Kawneer, Pella EFCO, USG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Belay MKE é um projeto de uso misto que combina uma academia de escalada interna de 1600 m² com 46 unidades habitacionais. Localizado na região norte do centro da cidade de Milwaukee, o projeto está implantado em uma área urbana industrial conhecida como Humboldt Yards, região onde funcionavam as fábricas que atendiam a construção da Milwaukee Road até a década de 1970. Depois de anos subutilizada, a região começou a se tornar atrativa comercialmente nos últimos anos por conta do rápido crescimento demográfico da cidade.
Contrastando com os edifícios de seu entorno, uma arquitetura pouco inspiradora, com uma abundância de rebocos e acabamentos, o projeto Belay MKE consiste em um volume solido, monolítico e cru, desenhado para reverberar a escala e a presença física dos edifícios industriais da antiga fábrica Humboldt Yards.
A fachada apresenta uma paleta restrita com elementos em aço, acentuado por painéis de concreto, alumínio e vidro. Essa escolha de materiais reflete a contradição inerente entre o passado da cidade, marcado pela função histórica de Milwaukee como 'Oficina do Mundo' e o presente, um lugar em transformação afim de atrair o público de colarinho branco e jovens interessados em espaços urbanos e dinâmicos. Painéis ondulados de aço em processo de oxidação envolvem quase todo o volume, de forma que as marcas do intemperismo no aço dialogam com as linhas precisas dos perfis de alumínio e os painéis de concreto.
O programa híbrido do edifício foi organizado em um simples volume. Alinhados no sul e leste do edifício, os apartamentos modulares se beneficiam de vistas para as áreas verdes do entorno, incluindo a recém recuperada bacia do Rio Milwaukee. Um ginásio com 18 m de altura se projeta para o norte, acomodando paredes de vidro verticais, que expõe e anunciam as atividades de escaladas internas para aqueles que passam pela North Avenue, uma via movimentada que conecta o Lago Michigan com os subúrbios a oeste de Milwaukee.
Pensando em otimizar a superfície interna de escalada, a fachada norte do ginásio não apresenta aberturas e consiste em um plano altamente articulado e cadenciado organizado por uma série de barbatanas oblíquas de alumínio. Essas barbatanas definem gradualmente formas e criam uma textura dinâmica que se altera de acordo com o controle de luz e ângulos de visão, funcionando como uma abstração das condições externas de escalada. Entre as barbatanas existem faixas horizontais de luz marcadas por lentes verdes, as quais permitem o uso noturno do ginásio, além de adicionarem um elemento colorido ao ambiente. O volume da academia é fechado por uma cobertura horizontal plana que flutua 1.5 metros acima do volume principal, acomodando uma abertura zenital que permite abundância de luz natural durante o dia. De noite, a claraboia dá ao edifício uma presença icônica, transformando-o em um marco, iluminando a vizinhança.